Meu Organizado

Eu não sei como foi com vocês, mas quando comecei a estudar para concurso público, eu não sabia que precisava de um plano de estudos – e, por consequência, eu não tinha um. Imprimia o edital tal como ele era disponibilizado pela banca organizadora e ia lendo (não dava pra dizer que aquilo era estudar) os tópicos na ordem em que eles estavam dispostos. Minha única preocupação era grifar todo aquele papel com um marca-texto. O problema disso é que eu não tinha como avaliar o meu desempenho, identificar as minhas deficiências e evoluir a partir disso, porque o único elemento que eu dispunha era o andamento de conteúdos vistos do edital.

Dizem que tudo que pode ser mensurado pode ser melhorado, então pesquisei sobre como os outros concurseiros estudavam, quais ferramentas utilizavam para avaliar o crescimento e se planejar. Algumas planilhas de Excel e aplicativos depois, acabei encontrando um site chamado iEstudos, que me ajudou por muitos meses com meu planejamento. Cronômetro para marcação do tempo, possibilidade de estudo em ciclo, estatísticas detalhadas de cada dia de estudo, registro de questões realizadas e acertos... Eu tinha certeza que tinha encontrado o pote de ouro no final do arco-íris, mas a verdade é que passei a identificar algumas deficiências conforme fui usando. Os acertos em questões eram contabilizados levando em conta a disciplina inteira e não cada tópico individualmente. Os números, portanto, não refletiam a realidade, e eu precisava me valer de um documento no Word para registrar o desempenho individual dos assuntos. Também não era possível avaliar o quanto eu estava avançando no edital, porque o site era baseado em metas de horas. Mesmo assim, segui usando na esperança de que aparecesse algo melhor. E apareceu.


O Eduardo Gonçalves, conhecido pelos concurseiros como o idealizador dos melhores editais esquematizados, lançou o Meu Organizado, uma ferramenta que, te juro!, tem zero defeitos. De cara você tem a oportunidade de importar os últimos editais prontos que foram lançados, disponibilizados pelo site. Se seu edital não existir ou se você preferir editar o seu próprio (talvez contemplando mais de um cargo ao mesmo tempo, por exemplo) é possível, sem maiores dificuldades. Com um clique, você tem um controle de estudo pronto pra usar.


O Meu Organizado tem muitas funcionalidades. Cronômetro, um calendário pra você planejar as sessões de estudos, um controle de súmulas e informativos, um painel de revisões que você pode configurar de acordo com a sua preferência, gráfico de desempenho por disciplina e por assunto, gráfico de assuntos vistos, gráfico de simulados... A minha função favorita, sem dúvida, é o painel de desempenho em questões por assuntos, porque nele consigo identificar exatamente os meus pontos fracos e, assim, trabalhar neles.


Apesar de não realizar minhas revisões na configuração sugerida (1-7-15-30), eu também acho essa funcionalidade incrível, porque o site sinaliza o que você precisa revisar pra driblar os efeitos da curva do esquecimento. Basta passar a vista na tela inicial da ferramenta pra saber o que precisa da sua atenção naquele dia.


De longe, a melhor ferramenta de controle de estudos que já utilizei. E o melhor: eles estão sempre dispostos a ouvir os assinantes para melhorar o site. Fiz uma sugestão por direct no Instagram para o painel de revisões e ele foi modificado para inclui-la! Nada melhor do que ouvir um cliente assegurar a qualidade, não é mesmo? Afinal, somos nós, na prática, quem temos a percepção do que pode ser melhorado e do que vai suprir as nossas necessidades.

Ficou curioso? Experimente grátis por 7 dias antes de assinar. Não é porque eu acho a ferramenta válida que ela, necessariamente, vai ser útil pra você. Atualmente o site está com uma promoção de 20% no plano de 3 meses, 25% no plano de 6 meses e 30% no plano de 1 ano. Solicitei um desconto para os meus seguidores e, clicando aqui, o desconto vai até 40%! Espero que seja útil. Até a próxima!

Comentários